Quem Somos?

Somos um clube do livro para crianças e adultos que nasceu dos pilares da Comunicação Não-Violenta.  Acreditamos que a leitura é um instrumento essencial na construção de relações baseadas no diálogo e empatia. Tanto para o universo infantil, no início do aprendizado, quanto na fase adulta, quando ensinamos. Queremos unir a família em torno do livro, dividir histórias e pensar em um futuro com esperança. Por isso nosso símbolo é a Girafa, mamífero de maior coração da selva (que se conecta pelo coração) e de pescoço longo capaz de enxergar além (assim como um bom livro). 
Nossos valores são pautados na CNV. Por isso, nossos kits literários estimulam: 

A Observação

Capacidade de contemplar sem julgar, ouvir com empatia e se conectar com a leitura; 

O Sentimento

Sentir cada palavra, cada imagem, deixar o coração nos guiar durante a leitura em família;

As Necessidades

Entender o que cada criança precisa, mas também saber o que nós, como adultos, precisamos para uma vida em harmonia;

Os Pedidos

A leitura como momento ideal para se expressar e verbalizar. Incentivo ao diálogo, a troca. Cada leitor se torna um multiplicador de amor e conhecimento.

Com uma curadoria afetiva, apresentamos temas atuais de forma lúdica para entendermos nosso papel na construção de um mundo melhor. A leitura é nosso canal de transformação. Temos o plano Kids (para crianças de 0 a 6 anos) e o plano Familiar (mais completo para crianças e adultos na mesma caixinha).

Identidade

A Girafa 
Nossa identidade foi construída usando a metáfora da imagem da Girafa aplicada na Comunicação Não-Violenta. Ela é o mamífero de maior coração da selva, além de possuir um pescoço longo que a possibilita ter uma visão mais ampla das situações. Por isso, escolhemos ela para representar nosso Clube e ser nossa companheira em experiências literárias.  Uma leitura que integra e conecta pelo coração. 

Assim como a girafa, queremos olhar o mundo de forma ampla, valorizando as diversidades e nos conectando com empatia uns com os outros. E acreditamos que a leitura pode ser esse caminho de expressão, inclusão e colaboração pois nos permite a construção de elos e novas formas de relacionamentos. 

 

A CNV 
A Comunicação Não-Violenta é uma forma de comunicação criada pelo psicólogo americano Marshall B. Rosenberg. Com base nos pilares de Observação, Sentimentos, Necessidades e Pedidos, Marshall nos apresenta um novo olhar sobre a maneira como nos relacionamos (com o outro, com o mundo e principalmente com nós mesmos). Uma comunicação onde a compaixão, empatia e cooperação são essenciais nesse processo.     

“Quando me expresso com honestidade e recebo com empatia, gero conexões e diálogos mais profundos”. MR  

 

Origem

A paixão por formas de expressão e conexão sempre estiveram presentes na origem de tudo. Fundado por Fernanda Figueiredo, jornalista de formação, escritora de coração e apaixonada por literatura, o Clube Girafa nasceria de um processo criativo de afeto e da vontade de contar histórias pelo viés do coração. 

Ao se ver mãe, Fernanda sentiu com mais força a potência da leitura. Apesar do amor às palavras, foi a chegada do Bento, em 2016, que despertou a coragem de escrever e compartilhar literatura infantil. Observar e sentir àquele novo relacionamento (de mãe e filho) mostrou a importância de se construir um elo desde o início da vida. Afinal, é também possível “ler” muito antes da leitura “formal”. A leitura começa no estar junto, no afeto de quem conta e ouve histórias, na voz de quem cria e interpreta, em todos os símbolos que envolvem esse momento. 

E foi assim que, em agosto de 2019, comunicação e coração se juntaram para dar origem ao Clube Girafa. Ainda naquele ano, em dezembro de 2019, o Clube se tornaria Editora, por onde Fernanda lançaria seu primeiro livro infantil, Pedro e Boo! (inclusivo em braille). Surgia ali, um Clube do Livro que acredita na leitura como uma forma de relação afetiva única entre crianças e adultos, um Clube de troca, apoio mútuo e colaboração.  

Hoje o Clube Girafa conta com uma equipe apaixonada pelo que faz e que acredita na leitura como instrumento de conexão e transformação pela educação. Descobrimos causas e nos aproximamos de pessoas para contribuir com um mundo melhor. E a leitura é essencial nessa jornada. Além da equipe própria, contamos com uma rede de colaboradores, curadores e apoiadores que acreditam no mesmo propósito. Somos uma rede que acredita junto. 

Para nós, a leitura significa interpretar símbolos, saborear a pronúncia das palavras, imaginar cenários e horizontes. Em voz alta ou em em silêncio, um bom livro nos liberta para vivenciar, sentir e compartilhar  histórias. SER GIRAFA é experimentar a leitura com o coração para se conectar com afeto, empatia e expressividade.

 

Histórico de Temas


Agosto/2019: Afeto & Coração Gigante da Girafa

Setembro/2019: Música

Outubro/2019: Emoções

Novembro/2019: Sonhos e Esperança

Dezembro/2019: Inclusão

Janeiro/2020: Educação Financeira

Fevereiro/2020: Imaginação que Voa

Março/2020: Infância

Abril/2020: Olhar Para Dentro

Maio/2020: Dalva de Oliveira + Dia das Avós

Junho/2020: Literatura de Cordel

Julho/2020: Protagonismo Negro

Agosto/2020: Cultura & História

Setembro/2020: Sustentabilidade

Outubro/2020: Yoga 

Novembro/2020: ?

Dezembro/2020: Clarice Lispector – 100 anos 


×
×

Carrinho

× Fale Conosco